Perguntas Mais Frequentes

O SNE é uma solução do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), desenvolvido pelo SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), que possibilita aos proprietários de veículos automotores receberem descontos de até 40% nas suas infrações de trânsito.
Sim, como existem vários órgãos federais, estaduais e municipais, seria necessário que os proprietários de veículos aderissem ao sistema de cada órgão para serem notificados eletronicamente. O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) entendeu que um esforço unificado permite oferecer um sistema de abrangência nacional, que traz facilidade para os cidadãos e redução de custos para o SNT (Sistema Nacional de Trânsito).
O SNE não substitui os serviços já existentes dos órgãos autuadores, mas sim permite que sejam enviadas as notificações de forma eletrônica e menos burocrática aos usuários que aderirem ao sistema. Para isso acontecer os órgãos autuadores também devem aderir ao SNE. Confira a lista de órgãos autuadores com adesão ativa ao SNE.
Os seguintes canais de orientações podem ser usados pelos usuários do SNE.
Todos os cidadãos que possuem veículos automotores registrados em seu nome podem se cadastrar no SNE. Porém, para ter acesso à solução móvel do SNE, é necessário ter um aparelho móvel com sistema operacional Android ou iOS. A versão SNE Web permite que tanto Pessoas Físicas quanto Pessoas Jurídicas possam usufruir da solução.
Uma opção é baixar o aplicativo do SNE disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS nas lojas virtuais: Play Store e iTunes, respectivamente. Outra opção é usar a solução SNE Web, quando executar o primeiro acesso devem ser preenchidos os seus dados:
  • Para cidadãos habilitados, os campos a serem preenchidos são: CPF, e-mail, senha, Registro da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o Código de Segurança.
  • Para cidadãos não habilitados, mas que possuem veículos registrados em seu nome, os dados a serem preenchidos são: CPF, e-mail, senha e o Código de Segurança do CRV (Certificado de Registro de Veículo).
  • Você receberá um link por e-mail enviado pelo endereço portalservicos@portalservicos.denatran.serpro.gov.br, com informações para ativação da conta. Você será direcionado ao Portal de Serviços do DENATRAN.
O site redirecionado é do SERPRO/DENATRAN, apesar de o seu navegador alertar, você deve autorizar a continuidade do seu acesso. Esse alerta pode ser apresentado caso o seu navegador não reconheça a cadeia de certificados utilizada.
Primeiramente realize o seu login no aplicativo do SNE disponível para celulares ou no Portal de Serviços do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). Na opção “Cadastrar Veículo” incluir um ou mais veículos de sua propriedade. Para isso, preencha os campos “Placa” e “RENAVAM” (Registro Nacional de Veículos Automotores) e confirme a adesão do veículo.
O SNE está preparado para receber as notificações de autuação e de penalidade de infrações dos órgãos autuadores, confira a lista de órgãos autuadores com adesão ativa ao SNE.
O usuário poderá obter o desconto de até 40% nas infrações de trânsito. Entretanto, o desconto de 40% passará por análise do órgão autuador, que pode decidir não concedê-lo em determinadas situações sob sua discricionariedade.
Você continuará recebendo as notificações de infrações por correspondência por mais 45 dias após o cadastramento no SNE (Sistema de Notificação Eletrônica). Além disso, os órgãos que ainda não fizeram a adesão ao sistema continuarão enviando as notificações de infrações no formato tradicional – impressa e por Correio.
Se seu aparelho permitir configurar a atualização de versões de aplicativos de forma automática, ajuste essa configuração. Caso não tenha essa facilidade, faça a atualização entrando nas lojas iTunnes - iOS e Play Store – Android. As configurações de atualização de versões não dependem do SNE (Sistema de Notificação Eletrônica).
Clique no Link “Esqueci minha senha”, informe o CPF e clique no botão “Recuperar”. Uma mensagem será enviada para o seu e-mail cadastrado. Na sua caixa chegará um e-mail de portalservicos@portalservicos.denatran.serpro.gov.br. Ao clicar no Link enviado, você será redirecionado para o Portal de Serviços do DENATRAN. Aparecerá a função “Reativação de Senha”; digite a senha desejada, repita a senha e confirme.
É necessário verificar se o órgão autuador que emitiu a notificação já fez a adesão ao SNE. Caso contrário, estas notificações não aparecerão até que o órgão autuador faça a sua adesão ao SNE. Confira a lista de órgãos autuadores com adesão ativa ao SNE.
Por questões de segurança e sigilo de informações de terceiros, somente o proprietário pode visualizar as notificações de infrações registradas para o veículo.
As baixas de pagamentos de multas levam alguns dias para serem identificados no SNE, devido ao processo dos órgãos autuadores.
Esse tempo, depende de cada órgão autuador, temos procedimentos automatizados e processos manuais de lançamento de notificações de trânsito.
Suas infrações de trânsito podem ser pagas com até 40% de desconto, caso você opte por aderir ao SNE e reconheça o cometimento da infração. Caso você não reconheça a infração, você ainda terá o desconto de 20% para pagamento de suas infrações antes do prazo de vencimento.
Após o reconhecimento da notificação de infração, você poderá solicitar o desconto de 40% da multa disponível no SNE (Sistema de Notificação Eletrônica) de órgãos autuadores que aderiram ao sistema, em qualquer fase do processo, até a data de vencimento dessa penalidade.
O órgão autuador faz algumas verificações anteriores para saber se realmente concederá o desconto de 40%. Por exemplo: inexistência de interposição de recurso. Se o desconto não puder ser concedido, o órgão autuador retorna mensagem da não concessão do desconto e pode devolver a linha digitável para pagamento com 20% de desconto ou, se for após o vencimento, o órgão autuador pode enviar o valor de 100% calculado com encargos.
O pagamento pode ser efetuado assim que o órgão autuador responder sua solicitação com a linha digitável ou documento de pagamento com código de barras. Quando essa informação for disponibilizada, já pode ser efetuado o pagamento, em um terminal eletrônico das redes bancárias conveniadas do órgão autuador, Internet Banking ou imprimindo o documento de pagamento com código de barras.
Caso essa situação ocorra o SNE apresentará a seguinte mensagem: “Caro cidadão, no momento não foi possível contactar o sistema do órgão autuador. Sua solicitação será reenviada periodicamente por alguns dias. Uma notificação sobre a resposta dessa solicitação lhe será enviada em breve” Assim sendo, solicitamos que aguarde o retorno da linha digitável que será enviada pelo órgão autuador.
Passado alguns dias, caso o órgão autuador não responda, a seguinte mensagem será apresentada no seu SNE: "O órgão autuador não retornou sua solicitação. Por favor, solicite o código de pagamento novamente ou entre em contato com o órgão." Assim será necessário que seja solicitada uma nova linha digitável ao SNE.
Para cancelar uma adesão de veículo no SNE Mobile, clique nos três pontos que se encontra do lado direito das informações do veículo, após essa ação, aparecerá o seguinte questionamento: “Cancelar adesão SNE”, acione esse botão e o cadastro do seu veículo será retirado do sistema.
Após a emissão da nova CNH, ocorre a mudança do código de segurança, com isso, é necessário informar os dados atualizados. Assim sendo durante o processo de renovação, aguarde o recebimento da nova CNH para concluir o seu cadastramento.
Você deve desmarcar a opção "Possuo carteira de habilitação" e realizar o cadastro utilizando o código de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo). Para realizar o cadastramento com o CRV (Certificado de Registro de Veículos), certifique-se:
  • - que o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) esteja com 11 dígitos, caso possua somente 9 dígitos, deve-se complementar com zeros à esquerda. Exemplo: RENAVAM igual a "123456789" (9 dígitos) deverá ficar da seguinte forma "00123456789" (11 dígitos).
  • - que o código de segurança do CRV esteja com 11 dígitos, caso possua somente 9 dígitos, deve-se complementar com zeros à esquerda. Exemplo: CRV igual a "123456789" (9 dígitos) deverá ficar da seguinte forma "00123456789" (11 dígitos). Caso possua mais de 11 dígitos, verificar a existência de zeros à esquerda que possa ser desprezado, ficando apenas os 11 dígitos.
ATENÇÃO: Alguns CRVs emitidos antes de 30 de novembro de 2006 não possuem o código de segurança.
Os usuários do aplicativo SNE estarão aptos a receber as notificações de infrações após completar o seu cadastro e realizar as adesões dos veículos de sua propriedade. Deve também estar logado com o usuário e senha cadastrada. Só após estas etapas, passará a receber as notificações de infrações de órgãos autuadores que aderiram ao SNE.
Sim, as notificações de autuação ficam disponíveis no SNE (Sistema de Notificação Eletrônica) por um prazo de 60 dias, já as notificações de penalidade ficam disponíveis por um prazo de 30 dias. Caso a notificação não esteja mais disponível, você pode acessar suas infrações através da funcionalidade “Meus Veículos Cadastrados”.
Os veículos que possuem CNPJ como proprietário somente podem utilizar o SNE Web, a solução tem os mesmos benefícios e também garante até 40% de desconto no pagamento das multas que se enquadram nas condições do SNE.
Acesse o SNE Web e faça o login com o seu Certificado Digital (padrão ICP Brasil, tipo A1 ou A3) da sua empresa. Após realizar o login, cadastre os veículos da sua empresa com o número da “Placa” e o “RENAVAM” (Registro Nacional de Veículos Automotores). Aceite os termos de adesão ao SNE para os veículos cadastrados, após isso, estará pronto para visualizar as notificações de infrações.
É necessário um Certificado Digital válido fornecido por instituição certificadora, do tipo A1 ou A3. Caso ainda não possua um Certificado Digital, solicite o seu por meio de uma das autoridades certificadoras. Para mais informações, confira o Site do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).
Todos os órgãos autuadores que registram suas infrações de trânsito na base do RENAINF (Registro Nacional de Infrações do Denatran). São esses órgãos os 27 Detrans dos estados e as prefeituras vinculadas, a Polícia Rodoviária Federal, o DNIT e os Departamentos de Estradas de Rodagem (DER).
Para aderir ao SNE, o órgão autuador deve entrar em contato com o SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) no Link “Contato” , lá deve ser preenchido o formulário da CSS (Central de Serviços SERPRO) - solicitando na descrição uma avaliação de adesão do órgão autuador.