Perguntas Frequentes

O SNE é uma solução da SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito), desenvolvido pelo SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), que possibilita aos proprietários de veículos automotores receberem descontos de até 40% nas suas infrações de trânsito.
Para Pessoa Física, é necessário uma conta no Gov.br ou certificado digital.

Caso ainda não possua, o cadastro pode ser feito nos meios abaixo, com redirecionamento para o Portal Gov.br Depois é preciso completar o cadastro utilizando o SNE Web ou os aplicativos.
Pessoa Jurídica não precisa se cadastrar no SNE, basta acessar o SNE Web com o certificado digital atrelado ao CNPJ da empresa.

Também é possível cadastrar um colaborador no Portal Gov.br para acessar o SNE com o login de Pessoa Física e escolher a opção "Representante de Pessoa Jurídica" para vizualizar os veículos e infrações da empresa.
Após o cadastro inicial, quando executar o primeiro acesso devem ser preenchidos os seus dados:
  • Registro da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o Código de Segurança da CNH.
Para cidadãos não habilitados, mas que possuem veículos registrados em seu nome, após o cadastro inicial, os dados a serem preenchidos são:
  • Código de Segurança do CRV (Certificado de Registro de Veículo, aquele documento que geralmente fica guardado em casa).
  • Importante: preencher os 11 dígitos deste código incluindo eventuais zeros à esquerda.

Para efetivar o cadastramento, em ambas as situações, é necessário validar o link enviado por e-mail com informações para ativação da conta. Este link tem um prazo de 24hs para ser ativado. Caso não encontre o e-mail de ativação verifique a caixa de spam, caixa de quarentena ou lixo eletrônico. Sem esta validação o seu cadastramento não é concluído.

O e-mail é enviado pelo remetente: @portalservicos.denatran.serpro.gov.br.

Após a emissão da nova CNH, ocorre a mudança do código de segurança, com isso, é necessário informar os dados atualizados. Assim sendo, aguarde o recebimento da nova CNH para concluir o seu cadastramento.
Após realizar o seu login no SNE, na opção “Meus Veículos” aparecerá uma lista de veículos de sua propriedade. Para ativar um veículo: localize a placa e clique no botão ativar e aceite os termos. Para Pessoa Física, é necessário informar o número de RENAVAM.

Importante: preencher os 11 dígitos deste código incluindo eventuais zeros à esquerda.
É necessário utilizar a recuperação de senha do sistema do Gov.br.
  1. Para cancelar uma adesão de veículo (descadastramento) no aplicativo SNE, clique no botão Desativar, no veículo desejado.
  2. Após essa ação, confirme o Cancelamento.
  3. No SNE Web o procedimento é semelhante, selecione o veículo e confirme as informações.

O acesso de Pessoa Jurídica ao SNE é feito através do uso de Certificado Digital ou cadastro de colaborador, conforme explicado no cadastro inicial. O e-mail a ser utilizado no SNE será o mesmo daquele informado no ato de obter o Certificado.

Mesmo que haja várias empresas, o acesso sempre estará vinculado ao CNPJ e ao e-mail cadastrado para obtenção do Certificado.

O Certificado Digital pode ser solicitado em qualquer Autoridade Certificadora que use o Padrão ICP Brasil, do tipo A1 ou A3.
Para mais informações acesse o link: https://certificados.serpro.gov.br/arserprorfb

Para ter acesso ao aplicativo SNE, é necessário ter um celular com sistema operacional Android ou iOS (somente para Pessoa Física). A versão SNE Web permite acesso tanto às Pessoas Físicas quanto Pessoas Jurídicas. Recomendado utilizar Google Chrome ou Firefox. Não possui suporte para Internet Explorer.
Certificados Digitais do tipo A1 e A3 emitidos por entidades autorizadas ICP-Brasil. Para mais informações sobre como obter seu Certificado Digital, confira o Site do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).
Sim. Porém o acesso é apenas via SNE Web. É necessário o uso de Certificado Digital ou cadastro de colaborador, conforme explicado no cadastro inicial
Na opção “Meus Veículos” aparecerão os veículos de propriedade de sua empresa. Para ativá-los, selecione os veículos desejados e clique em "Aderir os veículos selecionados".
É necessário utilizar a alteração de dados cadastrais do Gov.br.
Depois de reconhecer a infração e optar por não interpor recurso, o boleto poderá ser liberado pelo Órgão Autuador em até 72 horas. Observe este prazo. Caso se passe mais de 72 horas da solicitação e não houver recebimento do boleto, gentileza contatar os canais de atendimento do SNE informando os seguintes dados:
  • Número da Placa;
  • Número da autuação;
  • Órgão autuador.
O pagamento pode ser efetuado assim que o órgão autuador responder sua solicitação com a linha digitável ou documento de pagamento com código de barras. Quando essa informação for disponibilizada, o pagamento poderá ser efetuado em um terminal eletrônico ou via Internet Banking das redes bancárias conveniadas do órgão autuador.
Pode ser que o órgão autuador necessite de um prazo para a geração do boleto ou linha digitável. Neste caso pedimos que aguarde o prazo de até 72 horas. Caso não receba retorno, repita a solicitação.
Caso essa situação ocorra o SNE apresentará a seguinte mensagem: “Caro cidadão, o órgão autuador retornou um código para pagamento inválido. Entre em contato conosco através de um de nossos canais de comunicação descritos em https://servicos.serpro.gov.br/sne/ “. O Órgão Autuador tem até 72 horas como prazo de resposta da solicitação e verificação de inconsistências. Após este prazo, pedimos que repita sua solicitação.
Você continuará recebendo as notificações de infrações por correspondência por mais 45 dias após o cadastramento no SNE, daqueles Órgãos Autuadores já aderidos. Além disso, os órgãos que ainda não fizeram a adesão ao sistema continuarão enviando as notificações de infrações por Correio normalmente.
Após o seu cadastramento, verifique se o Órgão Autuador que emitiu a notificação está com adesão ativa ao SNE. Caso não esteja, as notificações não aparecerão até que este Órgão faça a sua adesão. Confira a lista de órgãos autuadores com adesão ativa no SNE.
Por questões de segurança e sigilo de informações, somente o proprietário pode visualizar as notificações de infrações registradas para o veículo de sua propriedade.
Em caso de venda do veículo, o vendedor terá acesso às funcionalidades do SNE até a efetivação da transferência de propriedade para o comprador, quando o acesso é interrompido. O comprador terá que fazer sua própria adesão ao SNE para poder executar todas as ações que o serviço permite.
As baixas de pagamentos de multas levam alguns dias para serem identificados no SNE, devido ao processo dos órgãos autuadores.
Depende de cada Órgão Autuador, pois estes possuem procedimentos diversos para tratamento das notificações de trânsito.
Os usuários do aplicativo SNE estarão aptos a receber as notificações de infrações após completar o seu cadastro e realizar as adesões dos veículos de sua propriedade. Confirme também se o Órgão Autuador de seu interesse está com adesão ativa ao SNE.
Sim. As notificações de autuação ficam disponíveis no SNE por um prazo de 60 dias, já as notificações de penalidade ficam disponíveis por um prazo de 30 dias. Caso sua notificação não esteja mais disponível, você poderá acessar suas infrações através da funcionalidade “Meus Veículos Cadastrados” no SNE.
Até 30 dias a notificação permanece na seção “Notificações”. Após este período ela passará a constar apenas na seção/botão ”Meus Veículos Cadastrados”.
Isso não depende do SNE. O pagamento somente será baixado (constará como pago) após o Órgão Autuador registrar esta ação no RENAINF (Registro Nacional de Infrações). Por favor aguarde o Órgão Autuador registrar sua baixa.
Não. Você precisará solicitar o desconto toda vez que houver nova notificação de penalidade para seus veículos e precisará consentir em não apresentar recursos. Após sua solicitação, haverá análise do Órgão Autuador que decidirá em concedê-lo ou não. Fatores como prazo, adesão ativa e recursos serão verificadas. É importante que o Órgão Autuador responsável pela “multa” esteja com adesão ativa no SNE. Veja aqui a lista de órgãos autuadores com adesão ativa ao SNE.
Suas infrações de trânsito podem ser pagas com:
  • 40% de desconto, concedido de acordo com critérios do Órgão Autuador como, por exemplo, não entre com recurso e solicite o desconto no prazo estabelecido;
  • 20% de desconto, caso você não reconheça a infração ou entre com recurso, mas pague até a data de vencimento.
Após o reconhecimento da infração aplicada por órgão que esteja com adesão ativa, você poderá solicitar o desconto de 40% no SNE, até a data limite dessa penalidade.
O órgão autuador faz algumas verificações anteriores para saber se realmente concederá o desconto de 40%. Por exemplo: existência de interposição de recurso, prazo de solicitação de desconto expirado. Se o desconto não puder ser concedido, o Órgão Autuador retornará mensagem da não concessão do desconto devolvendo a linha digitável para pagamento com 20% de desconto. Após o vencimento, o Órgão Autuador enviar o valor de 100% calculado com encargos.
A indicação de condutor infrator é feita através de formulário específico (FICI - Formulário de indicação de condutor infrator). O usuário pode baixar este formulário no site do Órgão Autuador que fez sua autuação ou baixar um formulário padrão no site do SNE.
Logado no SNE, acesse a notificação de autuação (dentro da data informada) e clique no botão “Indicar Condutor”. Após isso, baixe o formulário que deverá ser impresso, preenchido e encaminhado ao endereço do Órgão Autuador responsável. Esse envio deverá ocorrer no prazo determinado na notificação de autuação. É possível obter maiores detalhes sobre transferência de pontuação da CNH, consultando o DETRAN do seu estado.
Importante: só é possível fazer a indicação de condutor enquanto estiver em tempo de Notificação de Autuação. Após a geração da Notificação de Penalidade, esta operação já não será possível.
Esse cadastramento acontece via Portal de Serviços DENATRAN e deve ser feito pelo proprietário do veículo. O condutor indicado não receberá informativos do SNE, devendo, contudo, dar sua ciência para tal operação. Caberá ao proprietário o acompanhamento e a opção de desconto desejada para eventuais infrações. Esta operação somente tem efeitos para transferência de pontuação para a CNH ao condutor habitual do veículo.
Os seguintes canais de orientações podem ser usados pelos usuários do SNE.
  • Formulário de contato: fale com o SNE
  • E-mail: css.serpro@serpro.gov.br
  • Lojas: iTunnes (iOS) e Play Store (Android)
Para aderir ao SNE, o Órgão Autuador deve entrar em contato diretamente com o SERPRO preenchendo o formulário ou entrando em contato através do e-mail css.serpro@serpro.gov.br solicitando na descrição uma avaliação de adesão do Órgão Autuador ao serviço.
O SNE é uma solução da SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito), desenvolvido pelo SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), que possibilita aos proprietários de veículos automotores receberem descontos de até 40% nas suas infrações de trânsito.
Para que você possa usar o SNE e usufruir dos descontos de até 40% é necessário:
  • verificar se o órgão de trânsito que o autuou está aderido ao serviço;
  • fazer o seu cadastro e incluir seus veículos.
Confira a lista de órgãos autuadores com adesão ativa ao SNE.
São as autoridades de trânsito que operam em determinada área (jurisdição), podendo ser federais (PRF, DNIT), estaduais (DETRAN de cada estado), municipais (prefeituras e autarquias).
O SNE não substitui os serviços já existentes, mas sim permite que sejam enviadas as notificações de forma eletrônica e menos burocrática aos usuários que aderirem ao sistema. Para isso acontecer os órgãos autuadores também devem aderir ao SNE. Confira a lista de órgãos autuadores com adesão ativa ao SNE.
O SNE está preparado para receber as notificações de autuação e de penalidade de infrações dos órgãos autuadores que aderiram ao serviço. Além disso, o SNE informa sobre as notificações de Recall emitidas pelas montadoras. Com o SNE, você também recebe notificações sobre alterações ocorridas na infração, disponibilidade de boleto para pagamento da infraçao e lembretes de vencimento dos boletos gerados.
Verifique na Play Store (aparelhos com Android) ou na iTunes (para iPhones) se há atualizações disponíveis. É possível, também, permitir a atualização automática de aplicativos, sendo de seu interesse o ajuste dessa configuração. As configurações de atualização de versões não dependem do SNE.
Todos os órgãos autuadores podem aderir. São eles: os 27 DETRAN estaduais, as Prefeituras municipais e os órgãos federais como a Polícia Rodoviária Federal, o DNIT, ANTT e os Departamentos de Estradas de Rodagem (DER). Consulte os Órgãos Autuadores que já aderiram ao SNE.